sábado, 20 de setembro de 2008

Nova lista de discussão sobre comunicação móvel na rede

Com o objetivo estabelecer um debate sobre comunicação móvel e uma colaboração entre os usuários destas redes sem fio foi criada a lista de discussão vinculada ao Projeto Wi-Fi Salvador. O projeto surgiu em 2007 de forma inédita e pioneira no Brasil a fim de mostrar em mapas colaborativos os pontos de conexão a Internet sem fio (hotspots) em Salvador para acesso via tecnologias móveis.

A iniciativa faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Cibercidade- GPC do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/Ufba . O GPC é o primeiro grupo desse gênero no Brasil e é credenciado pelo CNPq. Atualmente, o Grupo, liderado pelo professor-doutor André Lemos, está voltado para estudos em torno da comunicação móvel e as suas interfaces com a mobilidade e o espaço urbano.

Mais de 60 pontos de acesso sem fio já foram mapeadas pelo Wi-Fi Salvador. Nesta segunda etapa do projeto pretende-se ampliar as discussões sobre a temática contando com novas colaborações em termos de indicação de redes abertas e do aprofundamento das questões que orbitam em torno da comunicação móvel

Nenhum comentário: