quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

América do Sul investe em Wi-Fi aberta e gratuita


Em sua recente viagem por algumas cidades latino-americanas, Karla Brunet, do blog Co-Network relatou que ficou impressionada com a internet móvel desses lugares. Isso demonstra uma preocupação de alguns países em propiciar aos seus cidadãos e turistas mais uma forma de apropriação do espaço e interação com o ambiente público. No Brasil, ainda não existe um projeto coordenado de implantação de Wi-Fi, ficando a expansão desse serviço dependente de iniciativas isoladas.


Salvador dispõe de um projeto, pioneiro no Brasil, de mapeamento dos hotspots de conexão móvel, o Wi-Fi Salvador. Nos seis meses em que o site está no ar, observamos um aumento dos pontos, principalmente em lugares privados, interessados em atrair mais pessoas com esse serviço. Até o momento, foram encontradas cerca de 60 hotspots.

Abaixo alguns trechos com as impressões da nossa correspondente.

"Fiquei surpresa ao encontrar wi-fi aberto e grátis disponível na praça central (Plaza de Armas) de Coyhaique, uma pequena cidade na Patagônia chilena. Conversei com um casal que estava usando o serviço sentado na sombra de uma árvore (foto abaixo). Eles disseram que adoram a conexão grátis ao ar livre, o único problema é que cai muito. "


Ao visitar o site da cidade (URL escrita no banner do wi-fi: http://www.coyhaique.cl/) fui surpreendida mais uma vez, eles possuem a possibilidade de navegação por voz para cegos.
...
Visitando a cidade fiquei impressionada com a grande quantidade de pontos wi-fi. Parece que todo bar e restaurante possui conexão wireless para seus clientes. Existe um mapa distribuído gratuitamente em lojas e bares com uma lista dos pontos wi-fi da cidade, útil para o turista."

Nenhum comentário: