quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Google e nossa informação


Carlos Castilho, do Blog Código Aberto, relata num post, o mais novo empreendimento do Google, a busca por capturar o conhecimento individual que não está disponível na Web. Com isso, a empresa deixa de ser apenas um serviço de busca para se transformar num processador de dados e informações recolhidos dos usuários da web, numa produção de conhecimento, que gera milhões.

O projeto intitulado Google Knol pretende digitalizar dados, informações e conhecimentos que estão em poder de pessoas comuns. Sem data para lançamento, o projeto oferecerá páginas pré-diagramadas para que os indivíduos publiquem seus conteúdos (ensaios, pesquisas, obras de ficção e não ficção). O objetivo é que o Google Knol seja uma enciclopédia de autores, onde eles, ganham visibilidade e algum dinheiro.

Abaixo alguns trechos da matéria.

"A nova iniciativa da empresa de MountainVille, na Califórnia, não tem nada de revolucionária em si, mas está sendo levada muito a sério pelos especialistas em Web porque marca mais um passo da Google no sentido de apoderar-se da maior parcela possível do conhecimento humano.


A mesma empresa já tem várias outras iniciativas como o Blogger (serviço de hospedagem grátis de weblogs), o Orkut (comunidades online de discussão) e o Google Page Creator ( serviço também gratuito de páginas web customizadas).


Por isto o anúncio do Knol deixou muita gente confusa porque aparentemente há uma superposição de projetos, todos eles voltados para a captura de dados e informações em poder do público. Mas o objetivo da empresa Google parece ser justamente este, ganhar pela saturação."



Nenhum comentário: