terça-feira, 6 de novembro de 2007

Presidente francês fiscalizado pela internet


Um grupo de estudantes franceses de ciência política preocupados com o cumprimento das promessas eleitorais do presidente francês Nicolas Sarkozy abriu um Observatório Político para os internautas avaliarem as iniciativas anunciadas que efetivamente saíram do papel.

O Observatório é um projeto da associação votons.info, criada em Novembro de 2006 para "informar ao maior número de cidadãos sobre os assuntos políticos, com uma vocação de claridade, neutralidade, transparência e independência". O objetivo principal é transformar os internautas em e-observadores, já que são os usuários, que depois de se cadastrar gratuitamente, podem votar se uma das 570 promessas do presidentes reconhecidas na página foi cumprida, está em fase de realização ou não foi cumprida.

Até agora, os internautas consideram que Sarzoky cumpriu 38 promessas, como a diminuição dos ministérios a 15 ou a exoneração das horas extraordinárias de cobranças sociais ou fiscais. Outras 74 iniciativas são consideradas em curso de realização, como a limitação dos mandatos consecutivos e a reforma do direito à greve dos servidores públicos, das universidades e das administrações. Todavia, mais de 80% das promessas não foram cumpridas.

Esse observatório é uma boa iniaciativa para acompanhar as promessas e os mandatos dos representantes escolhidos pelo voto. É também uma forma de pressionar para a realização das suas promessas. No Brasil, seria um projeto bastante interessante e serviria como inibidor de falsas promessas, pelo menos nos políticos com um mínimo de vergonha na cara.

Com informações do Elpaís.

Nenhum comentário: