sábado, 3 de novembro de 2007

Brasil é o sexto maior usuário de internet do mundo

Os dados de uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelaram que 39 milhões de pessoas acessam a web no Brasil. Com isso, o país torna-se o sexto maior usuário de internet no mundo e supera nações como Reino Unido, França e Itália no total de internautas. A liderança ainda é dos Estados Unidos, com 210 milhões de usuários. A China vem logo atrás, com 162 milhões. No Japão são 86 milhões, contra 50 milhões na Alemanha e 42 milhões na Índia.

A divulgação desses números acontece às vésperas da conferência que ocorrerá no Rio de Janeiro na semana que vem e que discutirá o futuro da internet. O Brasil espera que o encontro sirva para redefinir a administração da rede e que as decisões sobre o controle da internet não se limitem apenas a uma entidade americana, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, organização que gerencia os padrões técnicos e a distribuição de endereços para os sites da internet).

O evento será transmitido ao vivo pela internet e o Cyberdemo estará atento e postando o que de melhor acontece para seus internautas.

Abaixo trechos de uma matéria publicada no Estadão.

"Segundo a ONU, hoje são 1,2 bilhão de pessoas com acesso à rede em todo o mundo. Isso significa que mais de um sexto da população do planeta já conta com a tecnologia, ainda que a distribuição seja desigual. Há dez anos, eram 70 milhões.

Apesar da posição brasileira, em termos percentuais o País ainda está distante dos líderes, com apenas 21% da população conectada, contra 69% nos Estados Unidos.


Mas, ainda assim, a posição de destaque do Brasil repercute no número de usuários que usam o português em suas comunicações na rede. Segundo a ONU, a língua é a 7ª mais usada na Internet, superando inclusive o árabe, uma das línguas oficiais das Nações Unidas. O inglês é a língua mais usada na rede, com 365 milhões de usuários, ante 184 milhões em chinês e 101 milhões em espanhol."

Nenhum comentário: