segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Jogos digitais baseados em localização


Hoje à tarde na reunião do Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC) discutimos o projeto de Adelino Mont'alverne que trata dos "Location-based games como experiência de comunicação e reterritorialização do espaço urbano". Em posts anteriores citamos exemplos desses jogos, quando tratamos das mídias locativas. Colocarei abaixo alguns conceitos e exemplos usados pelo pesquisador e discutidos na reunião.

Trechos

"O que são location-based games?

São jogos baseados em serviços de localização através de dispositivos móveis. A princípio, os LBG poderiam ser considerados uma categoria dos mobile games, já que: a) são baseados em dispositivos móveis, principalmente os telefones celulares; b) utilizam tecnologias de comunicação presentes nesses dispositivos, como SMS, MMS e GPRS; c) as partidas podem ser realizadas por apenas um jogador (singleplayer) ou vários jogadores simultaneamente (multiplayer). Mas no conceito desses jogos, a localização dos participantes, sua movimentação pelo espaço físico e o contexto no qual estão envolvidos podem influenciar as ações e as características das partidas.
Exemplos

1. Pac-Manhattan

O Pac-Manhattan8 é um jogo que utiliza os quarteirões da cidade de Nova Iorque para recriar o clássico Pac-Man, sucesso dos videogames da década de 80. Desenvolvido pelo Programa de Graduação em Telecomunicações Interativas da New York University, o objetivo foi observar o que acontece quando um jogo criado para o ambiente dos computadores é transportado para o espaço real das cidades.

Para isso, um jogador vestido como Pac-Man corre pelo labirinto formado por quarteirões de um determinado bairro enquanto recolhe peças virtuais e tenta escapar de quatro outros participantes vestidos como fantasmas. Utilizando telefones celulares, conexões de internet sem fio e um software desenvolvido pela equipe da Universidade, todos os jogadores são monitorados por uma central de comando e os movimentos das partidas são transmitidos pela Internet a expectadores de todo o mundo.

2. Senhor da Guerra

O "Senhor da Guerra" é um jogo brasileiro criado pela empresa carioca nTime, disponível para usuários de telefonia celular, das operadoras OI, Brasil Telecom e Claro, que utilizam as tecnologias GSM e CDMA. Atualmente já são mais de 500 mil o número de usuários do game, que ainda pretende ampliar sua cobertura para países vizinhos, como Argentina e Chile.

No "Senhor da Guerra" o jogador monta exércitos para conquistar territórios virtuais, selecionando armas e soldados. As batalhas são realizadas através de comandos enviados por mensagens SMS. Para vencer o jogador deve conquistar o maior número de regiões espalhadas pelo território brasileiro. Mas para isso ele precisa estar próximo do local. Ou seja, o jogador tem que se deslocar até o território dominado por um adversário para tentar conquistá-lo."

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