Jay Rosen, estudante de jornalismo da New York University, produziu um material com dicas para tornar um site noticioso bem sucedido. Intitulado "Coordenadas para um Site Noticioso Bem Sucedido", o material foi apresentado na Online News Association (ONA) Conference em Toronto, no Canadá.
As coordenadas são uma síntese de tudo o que o autor tem ouvido e experimentado sobre sites noticiosos. Todavia, Rosen adverte que não se trata de uma lista completa ou de uma fórmula, e sim de coordenadas. O post foi traduzido por Marcos Palacios, do blog do JGOL.
As coordenadas são uma síntese de tudo o que o autor tem ouvido e experimentado sobre sites noticiosos. Todavia, Rosen adverte que não se trata de uma lista completa ou de uma fórmula, e sim de coordenadas. O post foi traduzido por Marcos Palacios, do blog do JGOL.
Abaixo todas as coordenadas.
"√ Alta qualidade de agregação com forte foco editorial. (Como no Huffington Post nacionalmente, ou Twin Cities Daily Planet localmente.)
√ Plataforma para Blogs com as melhores postagens filtradas para a primeira página. Como no Daily Kos, ainda o melhor exemplo desse tipo de utilização.)
√ Reportagens originais com força híbrida, incluindo amadores com apoio profissional(treinamento, valores de produção, copidescagem, supervisão editorial), profissionais com apoio de amadores (como Regina Lynn; e veja também minha postagem Idea Lab sobre cobertura cotidiana com rede social), e profissionais fazendo o que sempre fizeram.
√ Reportagens especiais (Features) com abrangência estreita (narrow comprehensiveness): tudo sobre alguma coisa. (Lisa Williams: “Ou seja, um site com alguns restaurantes de Denver é OK, mas um site com TODOS os restauirantes de Denver é ainda melhor".)
√ Fórums que permitam que pessoas anteriormente atomizadas, mas com interesses e problemas compartilhados, possam conectar-se e conversar.
√ Encontre, prepare e coloque online conjuntos de dados (data sets) que estão "disponíveis", mas não são fáceis de usar apesar de serem de alto interesse público; então deixe que as pessoas interajam com a informação, enquadrando-a apropriadamente, e fornecendo a narrativa maior da qual os dados são parte. (Veja o chicagocrime.org)
√ Publicação comunitária: usuários compartilhando seu material, incluindo suas fotos e reportagens de eventos aos quais estiveram presentes.
√ Publicação reversa: do online ao impresso, pela maior qualidade do conteúdo gerado online. (Leia Dan Barkin do News & Observer: “Todos os dias, exceto aos domingos, nós recolhemos fotos, comentários em fóruns, notícias sobre escolas enviadas por usuários, material enviado por usuários voluntários e publicamos tudo na página 2" Veja também YourHub)
√ Utilize projetos de colaboração aberta (crowdsourcing projects) que coletam informações impossíveis de serem coletadas de outra forma. (Como os esforços do WNYC, ou a forma do News & Observer tratar o excesso de velocidade.
√ Compromisso absoluto de veicular primeiro as "primeiras notícias" (breaking news) na cobertura de área, por qualquer meio que se faça necessário: profissionais, amadores, agregação, agência, blogs, crowdsourcing.
√ Informação com dados de localização geográfica (geo-tagged information): organizada de maneira que as pessoas possam acessá-la por localidade ou através de um mapa.
√ Manchetes e resumos otimizados para busca; arquivos abertos e links permanentes(permalink).
√ Crie páginas tópicas que coloquem tudo junto e combinem agregação, reportagem original, postagens em blogs, dados, fóruns, vídeo, áudio e crowdsourcing information... em torno de algo maior, atual e de grande interesse, como por exemplo a queda de uma ponte."
√ Plataforma para Blogs com as melhores postagens filtradas para a primeira página. Como no Daily Kos, ainda o melhor exemplo desse tipo de utilização.)
√ Reportagens originais com força híbrida, incluindo amadores com apoio profissional(treinamento, valores de produção, copidescagem, supervisão editorial), profissionais com apoio de amadores (como Regina Lynn; e veja também minha postagem Idea Lab sobre cobertura cotidiana com rede social), e profissionais fazendo o que sempre fizeram.
√ Reportagens especiais (Features) com abrangência estreita (narrow comprehensiveness): tudo sobre alguma coisa. (Lisa Williams: “Ou seja, um site com alguns restaurantes de Denver é OK, mas um site com TODOS os restauirantes de Denver é ainda melhor".)
√ Fórums que permitam que pessoas anteriormente atomizadas, mas com interesses e problemas compartilhados, possam conectar-se e conversar.
√ Encontre, prepare e coloque online conjuntos de dados (data sets) que estão "disponíveis", mas não são fáceis de usar apesar de serem de alto interesse público; então deixe que as pessoas interajam com a informação, enquadrando-a apropriadamente, e fornecendo a narrativa maior da qual os dados são parte. (Veja o chicagocrime.org)
√ Publicação comunitária: usuários compartilhando seu material, incluindo suas fotos e reportagens de eventos aos quais estiveram presentes.
√ Publicação reversa: do online ao impresso, pela maior qualidade do conteúdo gerado online. (Leia Dan Barkin do News & Observer: “Todos os dias, exceto aos domingos, nós recolhemos fotos, comentários em fóruns, notícias sobre escolas enviadas por usuários, material enviado por usuários voluntários e publicamos tudo na página 2" Veja também YourHub)
√ Utilize projetos de colaboração aberta (crowdsourcing projects) que coletam informações impossíveis de serem coletadas de outra forma. (Como os esforços do WNYC, ou a forma do News & Observer tratar o excesso de velocidade.
√ Compromisso absoluto de veicular primeiro as "primeiras notícias" (breaking news) na cobertura de área, por qualquer meio que se faça necessário: profissionais, amadores, agregação, agência, blogs, crowdsourcing.
√ Informação com dados de localização geográfica (geo-tagged information): organizada de maneira que as pessoas possam acessá-la por localidade ou através de um mapa.
√ Manchetes e resumos otimizados para busca; arquivos abertos e links permanentes(permalink).
√ Crie páginas tópicas que coloquem tudo junto e combinem agregação, reportagem original, postagens em blogs, dados, fóruns, vídeo, áudio e crowdsourcing information... em torno de algo maior, atual e de grande interesse, como por exemplo a queda de uma ponte."
Nenhum comentário:
Postar um comentário