Ao final do Fórum sobre Governabilidade da internet, ocorrido nessa semana no Rio de Janeiro , entre os muitos temas debatidos, três tiveram mais destaque: ampliar o acesso a internet, diversificar a rede e lutar contra os crimes cibernéticos.
Enquanto muitos participantes colocaram questões relacionadas com a segurança e ou o crime, aproveitando as possibilidades que a internet oferece, para os países menos desenvolvidos o assunto principal foi o acesso como forma de desenvolvimento.
Nos quatro dias do Fórum, representantes de vários países debateram aspectos relacionados ao uso da internet, o aproveitamento das suas possibilidades poporcionadas por ela e o cuidado com os abusos, especialmente os ligados à pedofilia e ao terrorismo.
O controle e a influência exercidos pelos Estados Unidos sobre o sistema de nomes e domínios através do ICANN foi alvo de duras críticas.
A próxima reunião do Fórum, promovido pela Organização das Nações Unidas(ONU), será em dezembro de 2008, em Nova Délhi, na Índia.
Com informações do Elmundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário