sábado, 6 de outubro de 2007

Governo eletrônico de São Paulo destaca-se pela boa qualidade


Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre setembro de 2006 e março de 2007, avaliou o Índice Geral Qualidade dos Governos Eletrônicos municipais do Estado de São Paulo. Com notas de O a 10, a capital paulista ficou em primeiro lugar com 3,58, seguida por São Carlos, com pontuação 3,08, e em terceiro ficou São José dos Campos com 2,76.

A pontuação média do estado de São Paulo foi ainda menor: ficou em cerca de 1,0 em qualidade - índice compilado entre serviços, democracia e usabilidade, de acordo com a Fundação. Entretanto, nenhuma cidade do estado conseguiu alcançar a metade da nota. Para Noberto Tavares, responsável pela pesquisa, um índice 5,0 seria equivalente a uma cidade "com maturidade razoável em serviços eletrônicos", ponderou. Uma nota 10, entretanto, "seria utopia", em sua opinião.

Um dado positivo do estudo é que dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 447 – ou 69% deles – possuem página na internet destinada a informar os habitantes sobre os dados locais. Em boa parte deles, há também serviços para os usuários. Esta foi a segunda edição do levantamento do TecGov e levou em consideração 440 variáveis relacionadas ao perfil de conteúdos, interação, transações e serviços eletrônicos disponibilizados pelo município.

Esperamos que seja feita uma pesquisa nacional para avaliar os índices de qualidade do Governo eletrônico de todas as cidades brasileiras. Isso ajudaria a melhorar os serviços eletrônicos e facilitaria a publicização das informações concernentes às finanças públicas e accountability por parte dos cidadãos aos membros do poder executivo municipal do país.

Leia a matéria completa no Computerworld.

Nenhum comentário: