quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Wi-Fi Salvador

O projeto Wi-Fi Salvador, do GPC e que faço parte, continua mapeando os pontos de acesso a internet sem fio de Salvador e disponibilizando as informações em seu site. O projeto foi lançado há 15 dias e já conta com mais de 50 hotspots registrados. Abaixo alguns trechos de uma matéria publicada hoje no Jornal A Tarde. Vale ressaltar que o blog é colaborativo e que informações sobre novos pontos de acesso a internet móvel são sempre bem vindas. Para indicar novos pontos clique aqui.

WEB SEM FIO E DE GRAÇA

Mapear os hotspots de Salvador é, inclusive, o objetivo do Wi-Fi Salvador (http://www.wifisalvador.facom/), um projeto do Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba).

Através do endereço eletrônico, a população pode obter informações como os locais de acesso à internet móvel da cidade.Inédito no Estado, o projeto Wi-Fi Salvador já contabilizou até agora mais de 50 locais de conexão sem fio registrados. “Nos principais serviços de busca na internet, tanto nacionais como internacionais, não encontramos mais do que 10 hotspots para Salvador. Isso não corresponde à realidade”, salienta o professor André Lemos, coordenador do projeto.

Para que o mapa esteja sempre atualizado, o GPC construiu, ainda, um blog colaborativo, através do qual qualquer pessoa pode indicar novos hotspots, enviar material multimídia e comentar os hotspots visitados e a experiência que foi adquirida.

INICIATIVA PRIVADA – A tendência do crescimento de pontos de acesso à internet Wi-Fi em Salvador reflete uma panorama mundial e nacional. Apesar disso, ao contrário do que acontece em outras cidades brasileiras e outros países, os poderes públicos municipais e estaduais pouco têm feito para incrementar a tecnologia. O número de hotspots na capital baiana vem aumentando graças à iniciativa privada. Por sua vez, em Belo Horizonte, Ouro Preto (MG), Parati (RJ) e Porto Alegre (RS), a implantação de redes sem fio conta com a inciativa do poder público.Na avaliação do pesquisador André Lemos, por ser uma cidade turística, Salvador já deveria oferecer uma estrutura de acesso à internet em locais públicos. “Aliás, o Brasil ainda carece desse tipo de tecnologia. Paris, por exemplo, já possui 400 pontos de acesso à internet”, frisa. A idéia do projeto, conforme o professor André Lemos, é provocar o debate sobre o que é preciso fazer para que sejam implantados mais hotspots na capital baiana.

Matéria de RODRIGO VILAS BÔAS

2 comentários:

Luana Assiz disse...

Muito bem Cyber-Dan! Gostei do seu blog! Olha só, o link que vc indica para colaborações sobre novos pontos de acesso a internet móvel está dando erro! Bjos!

Danilo Azevedo disse...

OLá Lua!! Obrigado!! Já consertei o link. Pode clicar que vai abrir!
beijo